REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE 32
COMANDO DE POLICIAMENTO DO INTERIOR - OITO E GOVERNO DE PRESIDENTE PRUDENTE NA SOLENIDADE REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE 32
No próximo dia 09 de julho de 2018, às 09h30, a Prefeitura Municipal de Presidente Prudente e o Comando de Policiamento do Interior - Oito, (CPI-8) realizarão conjuntamente a Soleniade alusiva ao 86º Aniversário da Revolução constitucionalista de 1932.
O evento ocorrerá na Praça que dá nome a um dos acontecimentos mais importantes de nossa história, "Praça 09 de Julho", que está situada na Avenida Coronel José Soares Marcondes, 1201, próxima à Prefeitura Municipal de Presidente Prudente.
Na ocasião, serão concedidas aos policiais militares a "Medalha Valor Militar" que patenteará o reconhecimento do Estado pelos bons serviços prestados, com lealdade, constância e valor. Ela possui 3 graus, Bronze para quem conta com mais de 10 anos de serviço, Prata para que conta com mais de 20 anos de serviço e Ouro para que possui mais de 30 anos de serviço, junto à Instituição.
Também serão concedidas a "Medalha Constitucionalista" e a "Medalha Mérito da Juventude Constitucionalista" à personalidades civis e militares. Os escoteiros irão promover outra homenagem com a entrega do certificado "Aldo Chioratto".
Haverá a presença de representantes, familiares e amigos dos ex-combatentes da Revolução, que trarão maior brilhantismo ao evento. Integrantes dos Clubes de Serviço, da Ordem DeMolay, do Bethel filhas de Jó e dos grupos de escoteiro também confirmaram participação, além de membros dos poderes constituídos e autoridades militares.
Ao término das homenagens o dispositivo formado por policiais militares do Curso de Formação de Soldado PM, com ciclo vigente na sede do CPI-8, e por Atiradores do Exército Brasileiro, através do Tiro de Gerra de Presidente Prudente, realizarão o desfile a pé, seguidos pelo desfile motorizado das viaturas da Polícia Militar de suas diversas modalidades que atuam em Presidente Prudente/SP.
.
.
.
.
.
.
.
PRESIDENTE PRUDENTE NA REVOLUÇÃO DE 1932
A fundação da cidade de Presidente Prudente/SP, no ano de 1917, alavancaria o desenvolvimento da região oeste do Estado; por outro lado, surgira um movimento cívico-militar que objetivava o restabelecimento da democracia no Brasil, que fora aviltada pelo golpe de estado de Getúlio Vargas, em 1930.
Naquele ano de 1932, Presidente Prudente completava quinze anos. Tendo São Paulo se levantado em prol da justiça e da liberdade, a jovem cidade atendeu prontamente ao chamado e formou o seu "Batalhão de Voluntários".
O comando do Batalhão Prudentino coube ao Coronel Miguel Brisola de Oliveira e, em pouco tempo, já dispunha em suas fileiras de mais de mil homens. Eram voluntários da cidade, da zona rural e dos diversos vilarejos da vizinhança.
Formado o Batalhão Constitucionalista de Presidente Prudente, seus combatentes seguiram para a região de Ourinhos onde defenderam o Estado de São Paulo contra as forças ditatoriais às margens do rio Paranapanema.
Naquela região estratégica, na divisa com o Estado do Paraná, o Batalhão Prudentino combateu, com bravura e destemor, o inimigo que dispunha de superioridade numérica e também bélica.
E, nesses combates, valorosos prudentinos vieram a perder suas vidas, oferecidas no altar da liberdade. Muitos deles eram jovens, como o Tenente Nicolau Maffei e o Tenente Casemiro Dias, que demonstraram extrema bravura, o que lhes rendeu a admiração e o respeito do inimigo que os sepultaram com honras militares, como testemunharam outros brasileiros apenas separados pelas trincheiras.
Presidente Prudente possui uma ligação íntima com a epopeia constitucionalista. Os primeiros mártires a tombarem pela causa legalista, no dia 23 de maio de 1932, na Praça da República em São Paulo, durante uma manifestação pacífica em prol da Constituição foram Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo, que originaram a sigla símbolo da resistência, o MMDC; e Camargo era morador de Presidente Prudente/SP.
Superada a fase da luta armada, Prudente honrou seus heróis. A praça defronte a Catedral de São Sebastião foi denominada “9 de Julho” e ruas principais da cidade receberam o nome dos heróis de 1932, tal qual a rua Tenente Nicolau Maffei, a rua Tenente Casemiro Dias, a rua Sargento Firmino Leão, tendo o Coronel Brisola sido imortalizado no Parque de Uso Multiplo, que recebeu seu nome. Essas homenagens representam um pleito de gratidão, diante da marca de heroísmo perpetuada na história da cidade.
COMPAREÇA E PRESTIGIE A MEMÓRIA DOS HERÓIS DE 1932!
#pmpresidenteprudente
#IssoéPM
#podeconfiarpmesp
COMUNICAÇÃO SOCIAL - CPI-8
(Região de Presidente Prudente)
#IssoéPM
#podeconfiarpmesp
COMUNICAÇÃO SOCIAL - CPI-8
(Região de Presidente Prudente)
Comentários
Postar um comentário